Captura de tela 2025-07-02 095211.png

Especializada em Direito Médico e da Saúde

 

Especializada em Regularização Sanitária

O que fazer quando um fiscal da Vigilância Sanitária chegar na minha clínica?

separador.png

Quando um fiscal da Vigilância Sanitária chega na clínica, é importante manter a calma e tratar bem a equipe.

O fiscal sabe que, se o profissional estiver em atendimento a paciente, deverá aguardar para não atrapalhar o procedimento.

Ao iniciar a inspeção, o profissional deverá mostrar a Pasta Sanitária, que contém quase todos (aproximadamente 90%) os itens a serem verificados em uma inspeção, a exemplo dos procedimentos realizados na clínica, dos revestimentos de pisos e paredes do espaço físico, da forma com que os resíduos sólidos são acondicionados e descartados, do armazenamento dos produtos e insumos, dentre outros.

Assim sendo, o fiscal irá verificar os itens básicos e imprescindíveis para que aquela clínica de saúde ou de estética possa trabalhar com segurança para o paciente e também para o profissinal.

 

Quais documentos eu preciso apresentar para o meu paciente?

Não basta apenas "apresentar", mostrar ao paciente os documentos necessários para uma prestação de serviço.

É necessário, acima de tudo, que o profissional tenha nestes documentos um bom conteúdo que proporcione segurança e transparência para o paciente.

Os principais documentos para clínicas de saúde e de estética são Contratos, Termos de Consentimento, Termo de Uso de Imagem, Ficha de Anamnese Guiada, Política de Tratamento de Dados, Prontuário bem preenchido, dentre tantos outros que proporcionarão respaldo técnico, ético e legal para o profissional.